Submissão

Os orientadores devem enviar o formulário de cadastro da banca para o endereço wtdg@great.ufc.br.

As propostas podem ser submetidas em dois formatos: artigo ou monografia.

O Template pode ser obtido aqui: modelo word. As apresentações devem seguir o template que será disponibilizado aqui (latex) ou aqui (powerpoint).

Para monografias, o modelo utilizado na submissão deve ser o adotado na UFC, que pode ser encontrado, junto com as normas para elaboração, no seguinte endereço: http://code.google.com/p/modelo-trabalhos-ufc/.

Os artigos submetidos devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação - SBC, em tamanho A4, com folha de rosto e 8  páginas no mínimo de conteúdo.

O conteúdo do artigo deve ser descrito de forma clara e objetiva, com a seguinte estrutura:

Título Provisório do Trabalho

Aluno

Orientador: XXXX Coorientador: XXXX

Nível: (mestrado ou doutorado)

Mês/Ano de ingresso: XX/XXXX

Data prevista para a defesa: XX/XX/XXXX

Programa de Pós-Graduação XXXX

 

Grupo de Redes de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas

Universidade Federal do Ceara (UFC)

Av. Mister Hull, s/n – Campus do Pici – Bloco 942-A

60455-760 – Fortaleza – CE – Brasil

{aluno,orientadores}@great.ufc.br

 

Resumo. O resumo deve estar em itálico na fonte Times New Roman tamanho 12 e com um espaçamento de 1,5 linha. O resumo deve conter todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura deste último. Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais ideias do autor, salientando o assunto abordado, os objetivos da pré-proposta e, caso possível, as metodologias a serem utilizadas.

Palavras-chave:

1. Introdução

A introdução, bem como o restante do texto deve ser escrita na fonte Times New Roman tamanho 12, com alinhamento justificado e com um espaçamento de 1,5 linha.  O primeiro parágrafo de cada seção/sub-seção não deve ser indentado.  

Nesta seção o autor deve introduzir, contextualizar, deixando clara(s) a(s) área(s) que serão abordadas no seu trabalho. Apresentar o objetivo e a justificativa da pesquisa, caracterizando o problema em foco e  mostrando sua relevância para a área. Evitar uma revisão detalhada da literatura bem como relato antecipado de resultados, caso existam.

2. Fundamentação Teórica

Nesta seção o autor deve apresentar de maneira articulada a fundamentação teórica fruto da revisão bibliográfica realizada até o presente momento.

3. Trabalhos Correlatos

Esta seção discute o estado-da-arte e contém trabalhos de outros autores que de alguma forma se relacionam com as áreas, problemática e conceitos abordados nas seções anteriores (Introdução e Fundamentação Teórica). Recomenda-se mostrar uma visão comparativa entre as principais soluções existentes na literatura para o problema, discutindo sobre vantagens e desvantagens das diferentes hipóteses de pesquisas de cada um dos trabalhos elencados.

4. Objetivos

Nesta seção o autor descreve como pretende dar uma solução para o problema atacado. Dada a hipótese para resolver o problema ou a pergunta de partida para investigar o problema, o que será desenvolvido ou implantado? Será desenvolvido algum software? Para quê? O software por si só não é a finalidade da pesquisa, e sim um meio para se atingir o objetivo acadêmico (ex.: investigar a viabilidade de uma nova abordagem, os efeitos da tecnologia X na situação Y, coletar dados etc).

5. Estado Atual do Trabalho

Nesta seção o autor deve descrever qual é o estado corrente do trabalho mostrando o quanto de cada etapa prevista já foi concluída. Por exemplo, porcentagem das disciplinas já cursadas, estágio de docência realizado, uma estimativa de quanto da revisão bibliográfica já foi realizada. Destacar o avanço adquirido com relação à pré-proposta apresentada na fase anterior do WTDG.

6. Resultados Preliminares (seção opcional)

Os resultados, caso existam, devem ser apresentados de maneira clara e concisa. Concentrar nos próprios resultados, evitando nesta seção citações em excesso e discussões de outros trabalhos da literatura. Para maior clareza do texto, recomenda-se uma seção em separado de "Discussão dos resultados".

7. Cronograma

Nesta seção o autor deve enumerar todas as atividades que foram e que ainda serão realizadas de maneira textual. Para cada atividade deve existir uma referência cronológica no cronograma geral de execução (e.g., gráfico de Gant).

8. Conclusão

O autor finaliza a apresentação do seu trabalho, destacando os principais pontos da contribuição esperada e do desenvolvimento necessário para a conclusão da dissertação/tese. Opcionalmente, o aluno pode indicar as principais dificuldades enfrentadas, os desafios que ainda precisam ser superados, ou os pontos ainda em aberto na pesquisa.

Referências Bibliográficas

Alexander, C.; Ishikawa, S.; Silverstein, M.; Jacobson, M.; Fiksdahl-King, I. e Angel, S. (1977).  A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. Oxford University Press, New York, 1977.

Almeida, E. S.; Alvaro, A.. (2007). C.R.U.I.S.E: Component Reuse in Software Engineering, C.E.S.A.R e-book, Brazil, 2007. Disponível em: <http://www.rise.com.br/research/publications.htm>.  Acesso em: 11 mar. 2008.

OBSERVAÇÃO:

Uso de Referências

As referências bibliográficas devem ser uniformes e não ambíguas. Nós recomendamos que os autores sejam referenciados das seguintes formas: [Alexander et al.1977], [Almeida e Alvaro 2007]; ou Alexander et al. (1977), Almeida e Alvaro (2007).